logotype
Adufes tradicionais: como e onde comprar? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Rui Silva   
Quarta, 27 Fevereiro 2013 17:08

AL-DUFF tem como um dos pilares do seu projecto o desenvolvimento do instrumento organologicamente, dotando-o de mais recursos sonoros e tímbricos, bem como de outras características que potenciam a performance. Para tal, desafiámos vários construtores de instrumentos (e não só) a recriarem o adufe, introduzindo-lhe vários inovações.

No entanto, os artesãos do contexto tradicional representam para nós um importante acervo da sabedoria e da história da construção deste instrumento. Em alguns casos, (infelizmente, uma minoria) esta actividade é a sua única fonte de rendimento. Outros, constroem adufes, mas fazem também outro tipo de artesanato alargando assim a sua fonte de receitas ou não dependem da venda dos adufes para sobreviver.

Numa situação ou noutra, AL-DUFF aconselha os interessados em comprar um adufe a procurarem estas pessoas em primeiro lugar (podemos, inclusivamente, facultar os contactos).

Normalmente, os adufes que se encontram à venda nos grandes centros são feitos em série e com materiais de fraca qualidade. E pelo mesmo valor ou por um valor inferior podem conseguir adufes de melhor qualidade e ajudam a que os artesãos se mantenham a trabalhar.

Eventualmente, podemos receber encomendas de adufes tradicionais, uma vez que nos deslocamos periodicamente a Idanha-a-Nova para realizar trabalho de campo. (Numa lógica de comércio justo.)

Actualizado em Quinta, 22 Maio 2014 14:58